Consultar Processo De Inventário

A maioria das pessoas tem conhecimento de um processo de inventário após a morte de um familiar. Mas é importante estar familiarizado com o tema e no caso de precisar, saber consultar processo de inventário.

O processo de inventário busca partilhar todos os bens do falecido, de acordo com o que está previsto no testamento prévio.

Nos últimos anos o processo para dar entrada em inventário ficou um pouco menos moroso, podendo ser realizado através de um cartório que irá dar procedimento na escritura.

Um exemplo é o caso de móveis: O processo de entrada acontece no Cartório de Registro de Imóveis, enquanto que no caso dos veículos para consultar processo de inventário deve-se procurar o Detran.

Para dar entrada em um processo de inventário, será necessário a ajuda de um advogado. Além disso, você precisa apresentar alguns documentos pessoais:

  • RG e CPF, certidão de óbito, certidão de casamento atualizada em até 90 dias, certidão obrigatória de inexistência de testamento;
  • Certidão negativa da Receita Federal;
  • Informações sobre profissão, endereço, certidão de nascimento do cônjuge atualizada em até 90 dias;

O processo de inventário pode ocorrer de forma judicial ou extrajudicial. No processo judicial, pode ser feito de forma amigável ou litigiosa. Quando as partes discordam dos bens, é mais indicado consultar processo de inventário pela Internet, pois assim o trâmite tende a demorar mais para se obter um resultado.

A partilha dos bens será homologada por meio da decisão de um juiz, emitindo um documento para distribuir o patrimônio entre os herdeiros.

Se acontecer do juiz não aceitar os meios para a divisão da partilha, é por conta disso que certamente o desfecho do processo de inventário irá demorar mais.

Na prática, os bens irão ser partilhados de forma igualitária entre os herdeiros, evitando qualquer tipo de disputa entre o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *