Consultar Inventário Por Nome

Entender o funcionamento do processo de inventário é muito importante, já que é uma maneira de fazer a  fiscalização e garantir a validação de seus direitos. Este é um processo que tende a ser burocrático, já que trata de bens de valores e outros tópicos que geralmente envolvem dinheiro e dívidas. Neste artigo falaremos sobre a possibilidade de consultar inventário por nome.

Quando uma pessoa morre, os bens tendem a ser  divididos entre  os herdeiros (geralmente, a família) e outras pessoas que podem ser mencionadas em um testamento previamente reconhecido em cartório. Apesar das  burocracias, a parte da consulta tende a ser mais fácil de ser realizada.

Caso você ainda não saiba, o inventário  é nada mais nada menos do que  um documento que oficializa  o que cada pessoa irá receber. Este processo pode realizado tanto no campo judicial quanto no extrajudicial.

De acordo com o Código do Processo Civil (CPC), o processo de inventário pode demorar no máximo 60 dias para o requerimento a partir da data de abertura da sucessão.

Contudo, existe um ‘porém’ para a realização da consulta: nenhum dos envolvidos  deve ser menor de idade. Logo, se todos os envolvidos no processo forem adultos, a consulta virtual é muito simples.

Devemos salientar, antes, que não é possível realizar a consulta somente usando o nome, mas é possível usar o código do processo – assim, atente-se aos documentos e protocolos que lhe forem informados.

Para consultar, acesse a página do Tribunal de Justiça de seu estado e, na página inicial, você deverá encontrar um campo de consulta conforme o indicado na imagem a seguir:

Consultar Inventário Por Nome
Consultar Inventário Por Nome

Bastará que você informe o tipo de processo que deseja consultar e digitar o número dele. Caso seu processo não esteja correndo na justiça, o mais indicado é que seja realizada uma consulta com os advogados envolvidos para que seja realizada a consulta do status da situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *